terça-feira, fevereiro 27, 2007

Isto é que o povo gosta!!!!

Deve ser um recorde: 10 dias! 10 dias de autêntica travessia do deserto para este blog. As razões são muitas e, como sempre, boas. Houve exame de transferência na quarta-feira, o que implicou uma série de 6 dias de animações powerpoint sem parar. Ficou bem catita. Se se portarem bem ainda vos mostro a apresentação na sexta à noite!!! Depois seguiu-se uma mini-queima-das-fitas-londrina: copos por causa do exame na quarta, aniversário do Daniel Barreto na quinta, bowling na sexta (já aqui volto), Freud no sábado, lazy sunday e fim de PhD para a Vicky ontem à noite! Claro que para rematar, hoje tive de estar num tutorial com o segundo ano às 9 da manhã...

De volta ao bowling (eu avisei que voltava...), é preciso dizer que acho uma óptima ideia tentarmos combinar qualquer coisa do género. Não é desporto, em princípio não há ninguém armado em estrela e, como sempre, é uma óptima desculpa para atacarmos uns jarros de buuuuujeca. Na sexta-feira optámos claramente por dois tipos de jogo... o primeiro era a ver quem acertava nos pinos e no segundo, a julgar pela perfomance da minha equipa, era a ver quem acertava mais rapidamente na canaleta, evitando os pinos! Já havia, inclusivamente, pessoal a jogar de copo na mão (as más linguas dizem que era para tentar impedir-me de fazer o refill!!!).

Amanhã voo e por isso encontramo-nos por aí!

sábado, fevereiro 17, 2007

Happy New Year!!!!

(Chinês, claro!).


Fomos ao Saigon Saigon perto de Hammersmith comemorar o ano novo chinês com o Dr. Mr. Minh (ele tem de manter o "mister"). Por pouco ia conseguindo estragar a tradição do fim-de-ano... felizmente o Mr. Minh levou uma garrafa de Cognac que deu mais uma dose extra de felicidade aos presentes. Ah, aparentemente também estávamos a comemorar a entrega final da tese dele (ora bem, festa 1: encadernar, 2: entregar, 3: exame e 4: correcções...). E pró Minh não vai nada nada nada??????

(Eu e o Mr. Minh.. a desculpa da noite para aquela extensão capilar era a óbvia. "just an extension of my personality")


(o grupo, excluindo os respectivos títulos: Peter, Sato-san, Lidija, Dimitra, Giovanny, Minh, Vicky, eu, Boss Potts, Aikaterini, Fleur e, na fila de baixo, Stavroula e Teresa. Algumas pessoas já tinham ido embora como o Daniel-Ballotini-Gonzalez e o Ignazio-Il-Panetone-now-Columbina-Cavarreta. Não dá para ver mas eu estou sentado em cima de um leão que, aparentemente, ficou a gostar muito de mim!)

Foto Update

A Inês, a Paula, a Elisa e o (ovo) Kinder (sim, eu também fiquei baralhado...) vieram cá num destes últimos fins-de-semana e, finalmente, tenho uma foto para por no blog! É verdade! E tem gajas!

Obrigado pela visita. Foi impecável... especialmente a experiência sociológica de sábado à noite!

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Mais uma prova!

Não houve posts esta semana provando mais uma vez o grau de ocupação de tempo do qual tenho vindo a padecer. Há exame de transferência na quarta-feira e até lá não há disponibilidade para o que quer que seja (talvez só uma saídinha hoje... e amanhã.. ah! E domingo são as comemorações do ano novo chinês! Estou lixado!).

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Contas

Devido a especulacoes injustas sobre a minha pessoa (ver no Incontinental) venho escrever sobre o meu trabalho ultra-interessante.

Modelo de "Bounding Surface Plasticity" (qualquer coisa como modelo de plasticidade determinada por superficie limite).

O modelo implementado no codigo de elementos finitos parte do conceito de estado critico para uma generalizacao no espaco tridimensional de tensoes onde tres superficies diferentes sao definidas: Critical, Dilantacy e Bounding. A primeira estabelece a resistencia intrinseca do material, a segunda indica o ponto onde sucede a Phase Transformation (i.e. onde passa de contraccao para dilatacao) e a terceira estabelece o stress ratio limite a que o solo pode ser submetido. Estas superficies tem a forma de cunha no espaco 3D (i.e. nao existe deformacao plastica em solicitacoes isotropicas e o endurecimento e apenas por tensao desviatoria) e estao relacionadas entre si pelo state parameter psi (diferenca entre o indice de vazios actual e o indice de vazios no estado critico para a tensao media efectiva actual). Isto permite separar comportamentos mais-densos-que-o-critico de comportamentos mais-soltos-que-o-critico, estabelecendo para os primeiros a possibilidade de inversao de sentido da deformacao volumetrica (nos segundos ela e sempre de contraccao porque a Dilatancy surface encontra-se sempre acima da Critical) e de geracao de amolecimento (atraves da aproximacao gradual da Bounding surface). Acoplado a estes conceitos existe ainda o comportamento nao-linear elastico gerado pela formulacao do tipo Ramberg-Osgood que possibilita a geracao de ciclos de histerese dentro da propria superficie de cedencia, com forma conica (resultado numa forma circular no plano desviatorio). O modelo reproduz assim o comportamento ciclico tanto sob baixas deformacoes como sob altas deformacoes. Existe ainda possibilidade de associar ao endurecimento o aparecimento de estrutura intrinseca do solo ("fabric") atraves de componentes esfericas (fp) e de desvio (F), possibilitando o aumento de rigidez experimentada por solos dilatantes sob comportamento ciclico. Done!

Porreiro! Matematica para dar e vender!

PS: Ontem havia uma festa na Union onde por duas libras davam uma fita que garantia acesso ilimitado a London Pride (iei!) e Carlsberg (iucka!). O resultado da noite era, aparentemente, para caridade por isso tivemos que ajudar o pessoal... mas sempre a pensar no modelo!! Como veem, o Incontinental vilipendiou, apesar de usar piadas boas, a minha pessoa!

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Zzzzzzzzzzzzzzzzzzz

(dEUS - Instant Street)

Eu consegui ver nos olhos deles...

... que estavam baralhados por me verem no Imperial as 8:45..... I see early people....

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

"Estás mais viciado que eu!"

E é possível não estar viciado? Antes que soe a pergunta retórica e a discussão profunda sobre a emoção da vida, quero especificar o objecto do vício: "Fácil de Entender" - The Gift. Não são as novidades que justificam a prisão (são, no entanto, excelentes), não são os arranjos que prendem nem o pseudo-ao-vivo-num-estúdio: é a inacreditável sucessão de músicas brutais. Era impossível fazer de 3 albuns excelentes (não conheço aquele primeiro...) um mau "the best" mas a maneira como tudo foi reunido conseguiu ultrapassar qualquer expectativa. Excelente.

Cube - The Gift

Please stop, don’t walk, don’t talk.
This time I must be strong enough,
but it’s not enough because it’s hard…
I will raise my head up high
and lift my voice high, with pride.
This time I’ll make things right, this time
I won’t look back, because time will not go
back, so I’ll find myself this time.
Guilty forever, now you’ve taste it
you won’t leave it, forever and ever.
You won’t see me, you won’t miss me,
and so you won’t see me falling.

(contentes pelo regresso ao post standard? Bom.. e se eu falasse do que esta música me faz sentir? Uau! That would blow my mind up! Fica para a próxima.. "um fim assim é mais fácil de entender"!)