sexta-feira, janeiro 19, 2007

"M" de "MUITO MAU GOSTO"

Descobri que houve um programa em que foi feita uma votação para "apurar" os 100 "maiores" portugueses de sempre. Estive hoje a ver a lista dos que ficaram entre 11 e 100. Primeiro ainda fiquei assim como que revoltado, mas depois lembrei-me que, afinal, sempre eram os 100 maiores PORTUGUESES e, como tal, a lista devia reflectir PORTUGAL. Assim se consegue explicar alguns momentos mágicos:

A. 52 - Alberto João Jardim vs 53 - Almada Negreiros
B. O mágico número "3" - Versão 1:
- 66 - Vitor Baia (a mãe do Emplastro que, curiosamente, escapou à lista)
- 69 - Cristiano Ronaldo
- Entre eles Bartolomeu Dias e Otelo Saraiva de Caravalho (que no seu curriculo resumido não incluiu terrorista condenado)

O mágico número "3" - Versão 2:
- 79 - Hélio Pestana (?!?!? quem é este gajo?)
- 82 - António Lobo Antunes
- 85 - Miguel Torga

O mágico número "3" - Versão 3:
- 17 - Pinto da Costa
- 20 - José Mourinho (melhorou ligeiramente)
- 23 - Egas Moniz (o que é que um tipo prémio Nobel está a fazer na lista! Deixa a medicina e dedica-te à bola, oh mandrião!)

C. O nosso único Papa ficou em 91º e o outro prémio Nobel, Saramago, em 44º. Melhorzinho ficou o Pedro Nunes, o mais importante matemático da sua era, em 32º (ali mesmo a seguir ao Figo que ficou em 30º....).

É assim mesmo, Tugalândia. Nem sabia que as pessoas que apoiavam o Hélio Pestana conseguiam telefonar.. 10 algarismos diferentes devem ter constituído uma barreira formidável!

6 Noitibós:

At 19/1/07 12:01 da tarde, Blogger joana noitibobou...

E não ouviste tu os comentários a cada uma das ditas personagens... isso sim, foi glorioso!

 
At 19/1/07 2:46 da tarde, Blogger maia noitibobou...

O que é que esperavas? Ficáste surpreendido? Acredito que não...Somos como somos e de certeza que em inglaterra a "coisa" não teve ter sido muito diferente...Pelo menos em 100 tivemos 19 mulheres e eles 11.Não sei se ria se chore, mas digamos que a mulher só começou a ser reconhecida a partir do momento em começou a votar, como gente, até lá era apenas uma espécie de escrava ou dama de companhia,lol!!!

 
At 19/1/07 4:13 da tarde, Blogger David Taborda noitibobou...

A percentagem homem / mulher nao e surpreendente para mim tendo em conta o periodo de tempo considerado. Se estivessemos limitados aos ultimos 20 anos entao ai ficaria admirado se fossem apenas 19 / 100. Muito pior teria sido se tivessem imposto cotas ;) A historia esta escrita e, ate ha 100 anos, foi quase exclusivamente masculina. Felizmente mudou.

Infelizmente nao vi os comentarios... como e que se comentam os futebolistas? "Fado, Futebol e Fatima"? Onde esta o cardeal Cerejeira?

 
At 20/1/07 12:14 da tarde, Blogger David Taborda noitibobou...

Ah pois... esqueci-me que a mesma entidade não pode ser nomeada duas vezes :D Eu às vezes baralho-me porque sempre eram dois organismos diferentes...

 
At 21/1/07 1:01 da tarde, Blogger David Taborda noitibobou...

Sim.. tens razão. Eu só não posto sobre esse assunto porque este blog é sério demais para incluir divagações sobre o aborto.. Aconselho no entanto a passagem pelo INCONTINENTAL, cuja abordagem estilística do tema é simplesmente imperdível...

 
At 22/1/07 3:57 da tarde, Blogger Suisso noitibobou...

Hélio Pestana! Vou tentar reproduzir as palavras de já não sei quem (penso ter ouvido isto no Diz que é uma espécie de magazine). Passo a citar:
-"Hélio Pestana pertence ao grupo dos 100 maiores portugueses, no entanto não aparece na lista dos 1000 actores mais conhecidos da série Morangos Com Açucar"

Ainda em relação a este tema, aconselho a leitura do Expresso desta semana, nomeadamente a crónica de Miguel Sousa Tavares e a última página da Única acerca e Aristides de Sousa Mendes.

 

Enviar um comentário

<< Home