quarta-feira, abril 04, 2007

Ah, então é isso...

«"Agora que eu tenho este balão já te podes ir embora." - "O que é que queres dizer com isso?" (eu bêbedo no chão, de olhos lacrimejantes). - "Agora tenho este balão - já não preciso de ti - adeus - vai-te embora - deixa-me em paz" - uma frase que mesmo na minha embriaguez pesou dentro de mim como chumbo e fiquei ali estendido, no chão, onde dormi uma hora inteira enquanto ela brincava com o balão e finalmente foi-se deitar, acordou-me ao alvorecer para me despir e me deitar na cama com ela - e ambos sonhámos o pesadelo do mundo reunido em volta da nossa cama - e aquela CULPA-ciúme penetrou-me no espírito pela primeira vez - e o ponto fulcral de toda esta história é o seguinte: desejo Mardou porque ela me começou a rejeitar - PORQUE - "Mas querido isso foi um sonho maluco." - "Tive tantos ciúmes - fiquei agoniado." - Recordei então subitamente o que Mardou dissera na primeira semana da nossa relação, quando, pensava eu secretamente, nos bastidores do meu espírito a importância do meu trabalho suplantara a importância dela, pois que, tal como sucede em todas as paixões, a primeira semana é tão intensa que todos os mundos anteriores são passíveis de derrube, mas quando a energia (do mistério, do orgulho) começa a fraquejar, os mundos mais antigos da sanidade, bem-estar, bom senso, etc., regressam, de maneira que eu tinha dito a mim mesmo secretamente: "A minha obra é mais importante do que Mardou." - Seja como for ela tinha pressentido isto naquela primeira semana e então disse "Leu, alguma coisa mudou - em ti - sinto-o em mim - mas não sei o que foi." Eu sabia muito bem o que tinha sido mas fingi-me incapaz de organizar as ideias na minha cabeça e muito menos em conversa com ela.»
"Os subterrâneos" de Jack Kerouac (outro da lista dos Booklovers).

3 Noitibós:

At 5/4/07 5:41 da tarde, Blogger Suisso noitibobou...

Imagino que esta leitura tenha sido a consequência de um acto de cobardia em que, para te roubar um copo de mojitos, ela te seduziu e após o ter conseguido te deixou no chão a pesar porquê....

 
At 11/4/07 3:43 da tarde, Blogger David Taborda noitibobou...

Ah-AH! Ninguém me rouba um copo de mojitos! Entre mim e o meu alcóol, NADA!!!!!

 
At 18/4/07 2:56 da tarde, Blogger Unknown noitibobou...

O que nos leva a sublinhar uma passagem de um livro?....a surpresa de ver transcrito em palavras os nossos próprios sentimentos?

 

Enviar um comentário

<< Home