Informacoes Uteis
Nunca pensei que os principios da administracao publica fossem uteis para o comum cidadao mas, segundo informacoes de fonte que pediu o anonimato, podem revelar-se fulcrais para ingressar nesse nobre ramo da burocracia institucional. Assim, para evitar futuros problemas a todos, aqui estao os principios da Administracao Publica:Principio do Servico Publico
Os funcionários encontram-se ao serviço exclusivo da comunidade e dos cidadãos, prevalecendo sempre o interesse público sobre os interesses particulares ou de grupo.
Principio da Legalidade
Os funcionáriosactuam em conformidade com os princípios constitucionais e de acordo com a lei e o direito.
Principio da Justica e Imparcialidade
Os funcionários, no exercício da sua actividade, devem tratar de forma justa e imparcial todos os cidadãos, actuando segundo rigorosos princípios de neutralidade.
Principio da Igualdade
Os funcionários não podem beneficiar ou prejudicar qualquer cidadãoem função da sua ascendência, sexo, raça, língua, convicções políticas, ideológicas ou religiosas, situação económica ou condição social.
Principio da Proporcionalidade
Os funcionários, no exercício da sua actividade, só podem exigir aos cidadãos o indispensável à realização da actividade administrativa.
Principio da Colaboracao e Boa Fe
Os funcionários, no exercício da sua actividade, devem colaborar com os cidadãos, segundo o princípio da Boa Fé, tendo em vista a realização do interesse da comunidade e fomentar a sua participação na realização da actividade administrativa.
Principio da Informacao e Qualidade
Os funcionários devem prestar informações e/ou esclarecimentosde forma clara, simples, cortês e rápida.
Principio da Lealdade
Os funcionários, no exercício da sua actividade, devem agir de forma leal, solidária e cooperante.
Principio da Integridade
Os funcionários regem-se segundo critérios de honestidade pessoal e de integridade de carácter.
Principio da Competencia e Responsabilidade
Os funcionários agem de forma responsável e competente, dedicada e crítica, empenhando-se na valorização profissional.
Fonte: DGAP
10 Noitibós:
curioso. por momentos pensei mesmo que eram os princípios da cruz vermelha.
Eu pensei que os princípos da função públique fosse exactamente a antítese dos que apresentaste no post....E eu que andei tanto ano enganado...
É lá... isto é que são três comentários de rajada! Coitada da Administração Pública que anda a servir o cidadão e depois é injustamente vista como a causa da burocracia quando, na verdade, a culpa é das leis do governo central (não é isso que os sindicalistas levam escrito nas faixas??). E esses, já se sabe, o que querem é poleiro (yes!)!
Vamos lá a ser justos!
1. explica-me o que querem os sindicalistas. não percebi a diferença em relação aos políticos-que-só-querem-o-poleiro.
2. experimenta ir às finanças.
;)
Suponho que ja la fui vezes suficientes. Abencoada internet que me poupou ir la com mais frequencia!
Os sindicalistas defendem a administracao publica e poe sempre as culpas nos politicos. So isso.
Completamente de acordo (e sim, estou tao espantado com isso como tu :P).
tornando este post ainda mais comentado (11 é um número feio): os políticos são cidadãos comuns. São uma amostra da grande massa, e não se desviam nem um centímetro da norma. Porque raio hão-de ter atitudes diferentes da média?
Nem mais.. apesar da ideia mais difundida ser a de que os politicos "sao um fruto da populacao", encontramos varios exemplos na historia de que os saltos "civilizacionais" (palavra tao gira) sao sempre dados quando existe um lider (ou um grupo de lideres) que se sobressai (e em varios casos, os saltos ate foram para tras...).
uma das minhas últimas aulas de análise de políticas externas foi passada a discutir se é o líder que faz o momento histórico, ou vice-versa. eu estava tranquilamente num equilíbrio dos dois, com certa tendência secreta para o indivíduo. por mais estranho que pareça, muita gente (e de esquerda!) defendeu o oposto. com exemplos tipo: se eu estivesse em Pt em 1933, teria redigido a mesma Constituição que o senhor Salazar.
Eu voto sempre (maior parte das vezes em branco, é verdade)!
Enviar um comentário
<< Home